Buscar
  • Ricardo Zanon

Vencedor de prêmio internacional faz visita técnica nas empresas Aegea SC


Os profissionais da Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul – empresas que fazem parte da Aegea SC – receberam, na última semana, a visita técnica do estudante de Itajaí, Gabriel Fernandes Mello Ferreira, e sua professora Fernanda Poleza. O aluno foi vencedor de um importante prêmio internacional, o Stockholm Junior Water Prize 2021 (traduzido para o português, Prêmio Jovem da Água de Estocolmo), depois de criar um sistema de filtragem 100% eficiente na retenção de microplásticos.

O Projeto “Desenvolvimento de um mecanismo de retenção de microplásticos em Estações de Tratamento de Água (ETAs)”, ganhou por votação popular e recebeu mais de 26 mil votos.

O sistema criado por Gabriel filtra a água na superfície e retém estas partículas. “Os microplásticos são menos densos que a água e por isso o mecanismo de filtração filtra apenas a parte superficial da lâmina d’água. O filtro utiliza um skimmer que, através de canos, direciona a água para um cilindro plástico com fundo de malha de nylon. Este copo coletor é o elemento filtrante, onde a água passa e o microplástico fica retido na malha”, explica o jovem inventor.

De acordo com Henrique Gonçalves Mendes, coordenador de operações da Águas de Camboriú, é muito satisfatório ver estudantes tão jovens já interessados na ciência e na preservação ambiental. “Acima de tudo nosso objetivo foi de parabenizar o aluno e a professora por este olhar tão atencioso com as causas ambientais e pela inovação do projeto” comenta Henrique. “Foi um prazer recebê-los, estreitar esse laço com a educação e trocar informações sobre os sistemas de tratamento de água”, completa ele.

Para finalizar, Gabriel conta que o projeto já está sendo patenteado e o aluno deu início à abertura da empresa. A partir de agora o filtro começa a ser produzido em escala industrial para ser comercializado. “Minha intenção é firmar parcerias com as empresas e instituições que captam e tratam da água, como a Aegea SC. Fiquei muito feliz de ter sido convidado para conhecer a empresa e debater um pouco mais sobre o projeto, tratamento de água e a nossa legislação”, encerra ele.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo