A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), através dos alunos da disciplina de Extensão Comunitária, do Curso de Direito do Campus de Balneário Camboriú (SC), em parceria com a ONG Anjos da Vida, realizou, na noite da última quinta-feira (07), a palestra 'Racismo na Adoção: Desafios e Caminhos para a Equidade'.
O encontro contou com as palestras da Prof° Msc. Flávia Santos, Helida Alves e a presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), Jussara Marra, no evento realizado em celebração ao Dia Mundial da Adoção (09 de novembro).
O encontro foi uma oportunidade para divulgar o diálogo sobre o impacto do racismo no processo de adoção e reflexão sobre caminhos que promovem mais inclusão e equidade. Atualmente, quase metade se diz indiferente à raça; apesar disso, país ainda registra discrepâncias regionais e só 10% das crianças adotadas no Brasil são negras.
No que diz respeito à questão racial, o principal problema da adoção no Brasil ainda se refere às crianças e aos adolescentes negros. Isso porque 92,2% dos pretendentes dizem aceitar uma criança branca, ante 51,9% que se mostram abertos a uma criança negra. E atualmente há 1.403 crianças negras aptas à adoção nos abrigos – o que representa quase 1/5 do total.
Para saber mais, siga no Instagram:
@anjosdavidaadocao https://www.instagram.com/anjosdavidaadocao?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==
@adoteigual
Comments