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Estreou na manhã deste sábado (29), a primeira manobra de teste na Bacia de Evolução (Baía Afonso Wippel), com o navio porta-contêineres “Rio de Janeiro Express”, do armador Hapag-Lloyd e bandeira da Alemanha.
A embarcação tem capacidade para transportar 13.200 TEU’s, mede 335 metros de comprimento por 51 metros de largura (boca).
O ofício enviado pela Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, autoriza a realização de 50 manobras experimentais de entradas e saídas com navios de até 51 metros de largura, e até 335 metros de comprimento e 11,2 de calado.
As manobras ocorrem em período diurno com as devidas condições náuticas e climáticas. Com a vinda de embarcações deste porte, o próximo passo será a busca por condições para manobrar navios com 366 metros de comprimento por 51 metros de largura.
O Complexo Portuário de Itajaí, já opera cotidianamente com navios de 350 metros de comprimento por 48,50 metros de largura.
Após a realização de cada manobra experimental, relatórios que abordam os aspectos técnicos referentes à devida operação, horários de início e término, condições ambientais observadas durante a realização da manobra, embarcações de apoio envolvidas, entre outros dados da manobra, serão encaminhados para a Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí afim de avaliar as condições de segurança de navegação, visando subsidiar a homologação nos parâmetros operacionais conforme Portaria.
O Complexo Portuário de Itajaí conta atualmente com 17 Práticos, todos com elevado nível técnico e profissionalmente gabaritados para a execução das manobras, sendo referência no país, e acima de tudo, com ampla participação de estudos e simulações, através do resultado de um planejamento, onde todos os envolvidos, possam atuar em operações deste porte, objetivando a segurança de navegação.
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