Buscar
  • Ricardo Zanon

Missão Empresarial de Góias participa de reunião sobre turismo de experiência em Itajaí


Com o objetivo de apresentar o Turismo de Experiência dentro do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar, o Sebrae/SC em parceria com a Amfri, realizou na última sexta-feira, 16, uma reunião com a Missão Empresarial de Goiás. Ao todo, 20 participantes entre iniciativa pública, empresários da cachaça de alambique e Sebrae/GO participaram do evento. 

O turismo de experiência estimula o envolvimento dos empresários e comunidades locais, com atividades que exploram os sentidos, fazendo com que o turista participe efetivamente, valorizando a história e cultura dos municípios. Atualmente a região Costa Verde & Mar conta com mais de vinte experiências nos segmentos de gastronomia, natureza e cultura. O empresário Túlio Roger Macaneiro, do BC Walking Tour, é um dos participantes e realiza uma experiência de percepção e lugares turísticos de Balneário Camboriú durante uma caminhada. “O turismo de experiência coloca o turista como protagonista com imersões em cerâmica, cozinha, passeios informativos e voltados para a história cultural do município. Eu formei a empresa com base no turismo de experiência que já existia e hoje temos um grupo com mais de vinte empresários que receberam a formação dos especialistas do Sebrae, o que fez toda a diferença no grupo”, ressaltou. 

O grupo de Goiás veio à região com o intuito de visitar o case de sucesso da rota da cachaça de Luiz Alves e também conhecer o tour de experiência que engloba dez municípios da Amfri, entre eles: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. Segundo o Prefeito Municipal de Silvania e Presidente do Consorcio Intermunicipal de Turismo da região da Estrada de Ferro, José Faleiro, a visita possibilita conhecer um projeto de sucesso. “Temos um projeto semelhante com a rota da cachaça aqui de Luiz Alves, a nossa única diferença é que aqui o projeto já esta em funcionamento e nós estamos querendo levar ele como turismo para a nossa região. É uma experiência espetacular conhecer uma rota tão rica criada com participação do SEBRAE, que também tem nos ajudado em Goiás”, afirmou. 

Segundo a Gestora de Projetos do Sebrae/GO, Vera Lucia Elias de Oliveira, o objetivo da missão foi trazer empresários e representantes do poder público para conhecer a experiência do que foi desenvolvido na região Costa Verde & Mar e aplicar dentro do projeto desenvolvido para a região em Goiás. “Levaremos para Goiás todas essas vivências e aprendizados adquiridos aqui, porque conhecer a realidade de quem faz, nos ajuda a economizar em tempo e evitar desvios, erros e tudo que faz com que a gente possa avançar na aplicação e realização das nossas ações. Foi muito grande o conhecimento adquirido ontem, com o olhar muito do empresário e papel da municipalidade, na criação de uma rota específica. Depois da conversa com a associação e representantes do consórcio conseguimos ter uma clareza do entendimento do papel que nós enquanto Sebrae temos para exercer”, destacou.

Durante a reunião também foram apresentados o histórico e demais trabalhos realizados dentro do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Região Costa Verde & Mar (CITMAR) com empresários e iniciativa pública, que elaborou um planejamento estratégico das atividades a serem desenvolvidas na região, com a criação de plano de marketing, sinalização turística, roteirização e integração dos transportes. De acordo com a Assessora Técnica do CITMAR, Vivian Floriani, o estado de Santa Catarina é percussor na questão do associativismo e por isso acredita no trabalho conjunto. “Acreditamos principalmente na questão de associativismo entre municípios próximos, que tem a necessidade de discutir problemas em comum e criar oportunidades que possam gerar emprego, desenvolvimento e renda para sua população. Temos 700 mil habitantes nos 11 municípios na Amfri, no verão esse número passa de 3 milhões, por isso a importância de criarmos práticas para o turismo desses municípios”, contou.

O Gestor de Projetos do Sebrae, Alcides Sgrott Filho, destaca a parceria da Amfri dentro de projetos executados na região. “A Amfri é uma de nossas grandes parceiras e traz o turismo de experiência em diversas cidades da Foz do Itajaí propiciando que o Sebrae fomente ainda mais os pequenos negócios". Ele ainda destaca a receptividade dos produtores de cachaça de Luiz Alves, que abriram as portas para trocar aprendizados e mostrar tudo o que a região oferece de melhor no setor para que os empresários de Goiás implementem na sua região”, finaliza.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo