Buscar
  • Ricardo Zanon

Lançado o projeto de observação de aves em Itapema


A turismóloga de Itapema, Neli Lenzi, durante a noite de abertura

A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e apoio da Construtora Pasqualotto & GT realiza neste final de semana o Observa SC - edição Itapema. A abertura oficial aconteceu nesta sexta-feira (05/08) no Mirante do Encanto.



O diretor de FAACI, Rodrigo Bicudo, explica as ações que serão desenvolvidas

“Esta edição do Observa SC - Itapema será muito bem sucedida, com mais de sessenta pessoas inscritas e reunindo observadores de várias regiões do Estado. Nossa intenção é fomentar o Ecoturismo em nossa cidade”, disse o diretor da FAACI, o biólogo Rodrigo Bicudo.

Na programação constam saídas de campo para observação de aves no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08).


O guia Observa Itapema, destinado aos amantes da prática

Prática faz bem a saúde


A observação de pássaros virou uma forma das pessoas se aproximarem da natureza e de admirar espécies nativas em um habitat natural.


O número de interessados no Brasil está crescendo, acompanhando uma tendência mundial. Nos Estados Unidos, já são 45 milhões de observadores de aves, gerando mais de US$ 40 bilhões por ano. O valor equivale a quase a metade de tudo o que o Brasil consegue o ano inteiro com as exportações do agronegócio.


O Brasil é o país das aves, aproximadamente 20% das aves do mundo vivem no território brasileiro, o equivalente a 1.919 espécies, de acordo com o Relatório do Fundo Mundial para a Natureza. É possível observar as aves tanto em matas fechadas quanto em centros urbanos. Observar pássaros é também considerada uma terapia natural.


Pesquisas apontam que a prática ajuda a combater a depressão e a ansiedade. A Universidade de Exeter, na Inglaterra, divulgou em 2017 um estudo dizendo que as pessoas que moram em bairros arborizados e com mais aves por perto estão menos propensas a desenvolverem problemas de saúde, como o estresse. Além disso, o observador aumenta sua capacidade de atenção e estimula sentidos, como audição e visão.