Aconteceu na noite de ontem, 28, o lançamento oficial do 1º Cottura – Festival Gastronômico de Nova Trento. O festival começa na próxima sexta-feira, 1º e segue até o dia 17 de abril, reunindo 13 estabelecimentos da cidade, entre eles restaurantes, que vão apresentar menus exclusivos, além de vinícolas, uma cervejaria e cafés que mostrarão a diversidade de Nova Trento.
Durante o evento, que contou com mais de 120 pessoas, estiveram presentes autoridades, representantes dos estabelecimentos participantes, convidados e imprensa que puderam experimentar os menus que estarão disponíveis para os moradores da cidade e da região, e para os turistas que visitarem o Cottura.
“O setor turístico e de alimentação sofreu muito com a pandemia e agora está se recuperando, promovendo ações que fortaleçam a nossa economia e a nossa cultura. O festival vem para trazer novidades, para trazer a inovação para os estabelecimentos”, destacou o vice-presidente da Associação Neotrentina do Turismo de Nova Trento – Neotur, André Aladeu, sobre a importância do festival para movimentar a economia da cidade.
Desde o ano passado, os participantes do Cottura frequentaram oficinas, palestras, rodas de conversas e capacitações com especialistas do Sebrae. De acordo com o gerente da entidade na Regional Foz, Alcides Sgrott Filho “realizar e divulgar um evento neste período, possibilita o fomento da economia local, sendo essa uma forma de trazer o turista e de buscar atendê-lo da melhor maneira possível”.
O Prefeito de Novo Trento, Tiago Dalsasso ressaltou o potencial turístico da cidade e a importância de parcerias para a realização de eventos como o Cottura.
“Somos o segundo polo religioso do Brasil, o primeiro do Estado de Santa Catarina, mas temos muitas outras atrações e uma delas é a nossa gastronomia. Tenho certeza de que essa é a primeira edição e que logo teremos várias edições, pois o evento será de sucesso”, frisou.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, “o festival vem de encontro com todas as memórias afetivas e raízes da nossa terra. Isso fará com que o turista percorra os restaurantes da cidade para experimentar a tradicional comida italiana, que era feita pelos nossos antepassados”.
Segundo os proprietários dos estabelecimentos participantes do 1º Cottura, que estiveram presentes no lançamento, o festival traz uma renovação, como o desafio de criar um prato novo, explorando a cultura italiana.
“Durante elaboração dos menus conseguimos agregar conhecimento, as vezes alterando algum detalhe, mas que vem somar e vai ser bom para a cidade em geral, pelo turismo e pela movimentação que vai dar. Acredito que a riqueza maior vai ficar pra gente, que é essa interação, essa troca de ideias com os outros estabelecimentos”, lembrou Max Graver, proprietário do restaurante Morro da Cruz.
O COTTURA – 1º Festival Gastronômico de Nova Trento é uma realização da Prefeitura de Nova Trento, Secretaria de Turismo de Nova Trento e Neotur - Associação Neotrentina do Turismo, tem como apoiadores a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Nova Trento e o SEBRAE Santa Catarina, através do programa Cidade Empreendedora e patrocínio do Sicredi.
Confira os estabelecimentos participantes do 1º COTTURA:
Torento Sushi Bar;
Pousada Cantina Italiana;
Pousada Portal do Vígolo;
Pizzaria di Iggio e Ivete;
Restaurante Morro da Cruz;
La Torre do Vinho Vô Luiz;
Vinícola Castel;
Bar e Cancha do Pinho;
Vinhos Girola;
Cervejaria Al Fero Birrificio;
Pizzaria Mantoanelli;
Churrascaria Dalla Brida;
Natalina Pousada e Restaurante.
Comments