Festival Folclórico de Parintins serve de inspiração para as próximas gerações
- Ricardo Zanon
- 28 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jun. de 2023

A segunda maior celebração popular do país acontecerá entre os dias 30 de junho, 01 e 02 de julho. O evento é de origem nordestina, mas se consolidou com sotaque amazonense e toque final carioca, com a inspiração das grandes alegorias carnavalescas. Essa festa é o Festival Folclórico de Parintins, realizado desde 1965 e considerado a maior manifestação folclórica da América Latina, que ocorre anualmente junto às celebrações juninas no norte do país.

O festival que acontece a 420km de Manaus, em uma ilha no meio do Rio Amazonas, é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de Parintins.

Para as futuras gerações, o espetáculo serve para manter a tradição folclórica brasileira. O pequeno João Guilherme Senna Soares, oito anos, aluno 2º ano do Ensino Fundamental e natural da capital paulista, viajou 2.700 km com sua mãe para assistir aos ensaios do Boi Caprichoso em Manaus (AM). Na arena do sambódromo, durante o Ensaio dos Bumbás, com vestes tradicionais do Boi Caprichoso, ele chamava a atenção pelo olhar carinhoso voltado à apresentação:

“Desde os meus três anos sempre fui apaixonado pelo folclore brasileiro. Aos seis anos, descobri essa cultura sobre a disputa entre os bois Caprichoso e Garantido. Isso me fez ficar ainda mais interessado em nossa cultura. Comecei a fazer bonecos de papel com os personagens brasileiros. Não somente dos bois, mas também do Saci Pererê, Curupira e outros”, revela João. “Nosso folclore me inspira muito, pois são culturas do nosso Brasil. Aos seis anos falei com minha mãe que gostaria de ir para Manaus, pois era a capital do folclore brasileiro. Como presente do meu aniversário de sete anos pedi, para meus pais, uma viagem para a capital do Amazonas para ver de perto esse espetáculo. Foi maravilhoso”, completa João. Para o futuro, ele pensa em se tornar um Digital Influencer, com o intuito de enaltecer as maravilhas do nosso folclore. Como segunda opção, ele pensa em estudar Biologia para se aprofundar nos temas relacionados aos cuidados do nosso meio-ambiente e sustentabilidade do nosso ecossistema.
Para mais informações e ingressos Sobre o Festival de Parintins 2023, acesse: https://www.festivaldeparintins.com.br/






Comentários