Buscar
  • Ricardo Zanon

Conexões sonoras aterriza em Curitiba


Depois de conquistar a vaga de Residente no Facebook Community Leadership Program, a escritora gaúcha Paula Pfeifer apresentou, no último sábado (28/09), o projeto Surdos que Ouvem em Curitiba - PR. O evento aconteceu no Museu Oscar Niemeyer e promoveu acesso à informação, acessibilidade, tecnologia e acolhimento às pessoas com deficiência auditiva.


A tarde contou com um talk show envolvendo vários especialistas que abordaram o tema “Educação de Surdos Que Ouvem - ouvidos ouvem, o cérebro aprende”. Dentro desta proposta constavam a educação nos esportes e musicalização para deficientes auditivos. O Dr. Luciano Moreira e Mariana Guedes receberam o otorrinolaringologista Dr. Rogério Hamerschmidt; a fonoaudióloga Gislaine Wiemes e a pedagoga Lidiane E'ça.

Em Curitiba, dez personagens do projeto #surdosqueouvem estiveram presentes: Jhonny, Paulo e sua filha Alice, Maria Otávia Cordazzo, Sheila, Ana Carina, Emilly e sua mãe Erika, Helisandro que lançou seu clipe durante o evento e Danielle Kraus que emocionou a todos com um belíssimo show de piano ao tocar a música 'Memory', imortalizada através do musical Cats.


Durante seu depoimento, a atriz Maria Otávia Cordazzo falou sobre os desafios para seguir na carreira artística: "Eu agradeço a todos que me ajudaram até aqui, ao diretor Jayme Monjardim que propiciou minha primeira experiência na TV. Eu não sabia se iria continuar e hoje estou na Malhação, atuando como a personagem Sara e representado a todos nós: os surdos. Graças a surdez eu conheci pessoas maravilhosas, como vocês. E só posso agradecer muito a Paula Pfeifer por ter me inserido neste lindo projeto", disse emocionada.


O Conexões Sonoras etapa Curitiba é um dos legados promovidos pelo Surdos que Ouvem que nasceu quando o grupo Crônicas da Surdez venceu o Facebook Community Leadership Program como Residente pela America Latina. O evento foi 100% acessível para deficientes auditivos, incluindo a tecnologia de aro magnético. Todo o conteúdo audiovisual foi legendado e contou com um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A próxima capital a receber o evento será Salvador (BA).


Para saber mais sobre o projeto #surdosqueouvem acesse: https://surdosqueouvem.com/


Confira mais fotos do evento:





33 visualizações0 comentário