top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Zanon

Cidades do Vale do Itajaí abrem a temporada do Recital Palavra Percussiva em SC




O circuito do recital “Palavra Percussiva”, que vai percorrer 17 cidades de Santa Catarina, inicia a temporada na terça-feira, dia 2 de julho, em Blumenau, no Vale do Itajaí.  A apresentação voltada para o público adulto e com entrada gratuita, será a partir das 19h30, no Laboratório de Espetáculos da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). 

 

Pautado na prática da improvisação associada a uma investigação tímbrica, o projeto do Consonante Duo aborda o potencial do uso da declamação de poemas e da exploração sonora dos instrumentos como elementos catalisadores do processo de composição musical.  

 

A atriz Lieza Neves, que junto do percussionista Marcio Bicaco, forma o Consonante Duo, explica que o recital é apresentado de forma cênica, incluindo referências visuais elaboradas como subtextos, propicia o acesso a um produto cultural calcado na qualidade técnica, trajetória e apurada seleção de repertório.

 

O repertório visa difundir e propiciar o encontro cada vez mais raro com a poesia, em especial, a falada. Entre os poemas que serão apresentados, estão obras de Arnaldo Antunes, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Mario Quintana, Hilda Hilst, entre outros importantes nomes da literatura de língua portuguesa.

 

“O mundo da poesia é singular e múltiplo ao mesmo tempo. Ele é singular quando revela o Ser na sua forma única de existir e é múltiplo quando é fruto da experiência de mundo vivida”, destaca Lieza.

 

O projeto foi selecionado pelo edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023, realizado pela Fundação Catarinense de Cultura com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina.

 

Calendário de apresentações

Na quarta, dia 3, o recital será apresentado às 19h30, na Biblioteca do SESC em Rio do Sul. Já na quinta, dia 4, será a vez da cidade de Itajaí. “Palavra Percussiva” será apresentada na Sala de Música da Casa da Cultura Dide Brandão, a partir das 19h30. Lembrando que a entrada é gratuita.

 

Ainda no mês de julho o projeto será apresentado em São João Batista, no dia 24 de julho, às 16h30, no SESC e no dia 26, a partir das 19h, no Auditório da Secretaria de Educação e Cultura de Canelinha.

 

Ao longo do ano o projeto vai percorrer ainda as cidades de Tubarão, Criciúma, Laguna, Lages, São Joaquim, Urubici, Chapecó, Concórdia, Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Tijucas.

 

Investigação criativa

No recital “Palavra Percussiva” a investigação criativa se dá pelo estímulo sonoro da voz falada, da poética dos textos e do ritmo da declamação com suas pausas e interpretações, suscitando cargas imagéticas.

 

Bicaco comenta que junto de elementos sonoros, as cenas propostas pelos poemas impulsionam a compreensão e inspiram o processo criativo do Duo.

 

“As composições melódicas utilizam a sonoridade do vibrafone (instrumento musical inventado no século XX) para criar ambientes que expressam sensações e ilustram situações, revelando lugares, rostos, coloridos e impressões”, explica Bicaco.

 

Os integrantes do Consonante Duo destacam ainda que algumas referências conceituais e práticas dão subsídios ao processo criativo deste trabalho, envolvendo as várias etapas da experiência musical, desde a formulação de ideias, a prática instrumental (por meio das improvisações), até a influência da notação e dos significados musicais, levando em conta aspectos sensoriais e cognitivos.

 

Consonante Duo

Desde 2017 o Consonante Duo trabalha montando repertórios que exploram a experimentação da sonoridade da voz e dos instrumentos percussivos de forma harmônica. Nesta trajetória, o percussionista Marcio Bicaco pôde criar composições autorais estimulado pela sonoridade da fala e enredo de poemas e contos narrados pela atriz Lieza Neves. O duo oferece, assim, uma mistura original, em apresentações para público adulto e crianças, algumas premiadas e selecionadas em editais e eventos relevantes no Estado como Prêmio Elisabete Anderle (FCC), Baú de Histórias (SESC SC), Aldir Blanc (FCC), Maratona Cultural, Festival Jazz Bebê e Domingo com Teatro (Florianópolis).

 

Serviço: Recital Palavra Percussiva com Consonante Duo

 

Blumenau

2 de julho – terça-feira, às 19h30

Local: Laboratório de Espetáculos da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) (Bloco S Sala S113 - Rua Antônio da Veiga, 140, bairro Itoupava Seca, Blumenau)

 

Rio do Sul

3 de julho – quarta-feira, às 19h30

Local: Biblioteca do SESC (Rua Engenheiro Odebrecht, 500, bairro Budag, Rio do Sul)

 

Itajaí

4 de julho – quinta-feira, às 19h30

Local: Sala de Música da Casa da Cultura Dide Brandão (Rua Hercílio Luz, 655, bairro Centro, Itajaí/SC)

Comments


bottom of page