top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Zanon

Candidatos ao Conselho Tutelar de BC são sabatinados pelos vereadores mirins


Os vereadores mirins de Balneário Camboriú realizaram na tarde desta quinta-feira (14/09), uma sabatina com os candidatos ao Conselho Tutelar do município, no plenário da Câmara.


O objetivo foi dar visibilidade às eleições e ao trabalho realizado pelo órgão, visto que os eleitos representarão a sociedade na defesa dos direitos da população infanto-juvenil, a qual os parlamentares mirins representam no Legislativo Municipal.


Todos os 14 concorrentes foram convidados para o evento, e dez compareceram: Luciana Ferrari (para o cargo de assistente social); Eliete Silva de Oliveira, Inah Moraes de Oliveira, Miriam Ramoniga (para o cargo de bacharel em Direito); Liandro Ignácio Passos, Mauricio Rafael Moreno Coelho, Nádia Roberta Correia, Paulo Edson Cavalcante de Oliveira, Ricardo de Oliveira Garozzi e Wladimir Marcelo Verch (para o cargo de membro da comunidade).


As perguntas dos vereadores mirins aos candidatos trataram de temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a legislação que rege o trabalho do Conselho Tutelar, as funções do órgão e a atuação dos conselheiros. A sabatina foi transmitida ao vivo pelo Facebook, Youtube e site da Câmara, e o vídeo pode ser assistido ao final da matéria.


Avaliações


“Foi uma experiência ótima tanto para os vereadores mirins, quanto para a comunidade que assistiu à atividade, e permitiu que se conhecesse mais os candidatos ao Conselho Tutelar”, avalia o diretor do Programa Vereador Mirim, Rodrigo Talevi.


“A gente dá muita visibilidade à eleição de vereadores e prefeito, mas não dá tanta assim à de conselheiros tutelares, que, para a comunidade infanto-juvenil, é muito importante, porque são eles que lutarão pelos nossos direitos”, ressalta o presidente da Câmara Mirim, Augusto Ávila (representante do Centro Educacional Municipal Presidente Médici).


Patricia Nicodemus Valenzuela, integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), acompanhou a atividade como representante do colegiado, que é o organizador das eleições para o Conselho Tutelar. “O CMDCA tem procurado dar transparência a esse processo democrático que é tão importante, e enaltece debates como esse que aconteceu hoje, no sentido de que permitem à comunidade entender que ela também faz parte desse processo”, lembrou a conselheira, que ainda é presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB/BC (Subseção de Balneário Camboriú da Ordem dos Advogados do Brasil).


Eleições ao Conselho Tutelar de BC


As eleições para o Conselho Tutelar acontecerão no dia 1º de outubro, e servirão para selecionar cinco conselheiros (um psicólogo, um bacharel em Direito, um assistente social e dois membros da comunidade), para um mandato de quatro anos (2024-2027).


Todos os eleitores em dia com as obrigações com a Justiça Eleitoral podem participar, e devem levar um documento de identificação com foto. As votações acontecerão das 8h às 17h em quatro locais da cidade: Univali, Centro Educacional Municipal (CEM) Vereador Santa, CEM Presidente Médici e CEM Nova Esperança.

bottom of page