top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Zanon

Câmara de BC é certificada pela 8ª vez com o Selo Social




Pela oitava vez consecutiva, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú foi certificada com o Selo Social, uma iniciativa promovida pelo Instituto Selo Social em parceria com a Associação Empresarial de Balneário Camboriú (ACIBALC), o Instituto Federal Catarinense (IFC) e as prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú.


 O Selo Social é um certificado concedido às instituições participantes que demonstrem compromisso social. No processo de certificação, as organizações se mobilizam na realização de ações em prol da comunidade por meio das áreas temáticas do Selo Social.


 As ações pelas quais a Câmara foi certificada são o Programa Vereador Mirim, a comissão A3P, o Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação, e a Cartilha da Rede de Atendimento ao Imigrante, esta última desenvolvida em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social e a Secretaria Municipal de Educação (leia mais sobre os projetos abaixo).


 A cerimônia de certificação aconteceu no Teatro Municipal Bruno Nitz, na noite desta quinta-feira (1º/02). Foram certificadas 52 empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor de Camboriú e Balneário Camboriú, responsáveis por 222 projetos, que somaram 769 impactos sociais e 426.113 atendimentos à população.


Pela Câmara de Balneário Camboriú, participaram da cerimônia a secretária parlamentar e coordenadora de Projeto da A3P no Legislativo, Kelli Dacol; o diretor do Programa Vereador Mirim, Rodrigo Talevi; o supervisor do Programa Vereador Mirim, Márcio Gonçalves; e a estagiária do mesmo programa, Isadora Bittencourt.


 

Projetos da Câmara BC


 Programa Vereador Mirim: tem o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola, permitindo ao estudante participar do processo legislativo e compreender o papel do Poder Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira.


 Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P): é um programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com órgãos públicos. A Câmara de Balneário Camboriú firmou termo de adesão à iniciativa e tem um comissão gestora da A3P na Casa. Dentre os eixos do programa estão o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão adequada dos resíduos gerados e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.


Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação: visa despertar nos estudantes do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas, o interesse por questões relacionadas às funções do Poder Legislativo, à democracia e à cidadania. No ano passado, foi promovida a 7ª edição do concurso, com 16 escolas participantes e mais de 6.700 trabalhos realizados, sobre o tema: “Uma cidade para todos – como acolher e integrar os imigrantes em Balneário Camboriú?”.


Cartilha da Rede de Atendimento ao Imigrante: tem o objetivo de facilitar o acesso a informações básicas para imigrantes, com o conteúdo apresentado em quatro idiomas (português, francês, inglês e espanhol), e fornece endereços e contatos de utilidade pública, como serviços de atendimento social, emprego, saúde e educação em Balneário Camboriú. O material pode ser conseguido no site do Legislativo, clicando aqui.


 

Comments


bottom of page