Buscar
  • Ricardo Zanon

6º BC Foto Festival volta em formato presencial na Univali de Balneário Camboriú


Um dos mais reconhecidos festivais de fotografia do Brasil estará de volta no formato presencial, de 17 a 20 de agosto, em Balneário Camboriú. A 6ª edição do BC Foto Festival vai trazer uma agenda intensa de palestras, oficinas, rodas de conversa, exposições presenciais e virtuais, e o Encontro de Livros de Fotografia de Autor (Elfa), para o campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) de Balneário Camboriú.

Contemplado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o 6º BC Foto Festival é promovido pela Brasil Imagens. Marcelo Fernandes, fotógrafo e idealizador do BC Foto Festival ao lado do irmão e também fotógrafo Flávio Fernandes, explica que o evento promete trazer, mais uma vez, trocas de experiências ricas com profissionais de renome nacional e internacional, cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira.

Na Roda de Conversa, por exemplo, serão abordados temas como “Notas sobre arquivo”, com Sarah Uriarte; “Profissão Agricultoras”, com Julia Perosa; “Super Clicks”, com Marcelo Juchem; e “Direito Autoral e Uso Indevido de Sua Fotografia” com Marcelo Pretto, entre outros. Já a agenda de palestras do evento traz nomes como Simonetta Persichetti para falar “O que nos dizem as imagens”; J.R. Ripper, que irá contar “A História Única na Fotografia”; Marcelo Greco e suas “Missões Fotográficas”; e Orlando Azevedo com “Fotografia Visceral”, incluindo o lançamento do livro “Cósmica”.

Oficinas e exposições

A agenda do 6º BC Foto Festival prevê ainda 5 oficinas de fotografia – sendo uma delas gratuita – que iniciam no dia 17 de agosto. As inscrições para as oficinas devem ser feitas através do site do evento no www.bcfotofestival.com.br. Marcelo Grecco ministrará “O Mundo Somos Nós – O Biótipo e o Fotógrafo” nos dias 19 e 20 de agosto, enquanto Lilian Barbon liderará a oficina de Fotografia Híbrida “Intervenções e Ressignificações” nos dias 17 e 18. Laura Lavergne ensinará “Autoedição de Fotolivro” nos dias 18 e 19, e Lucas Leandro Batista falará ministra a oficina de “BC em Traços” no dia 17 de agosto. Já o fotógrafo e designer gráfico Felipe Colvara ministra a oficina itinerante “Kombina com Foto” no dia 19 de agosto.

Durante todo o festival, sete exposições fotográficas presenciais e virtuais podem ser conferidas pelo público. Destaque para a exposição “Venho de outros mares”, da artista Paloma Gomide, que por meio de retratos de mulheres imigrantes que vivem na capital de Santa Catarina, conta uma história invisibilizada da cidade. As retratadas, vindas tanto de outros estados quanto de outros países, são mulheres que migraram sozinhas para Santa Catarina em busca de um sonho de futuro, traçando novas narrativas pessoais.

Já na Galeria Cosmos (Avenida Brasil, 247, sala 01), o festival traz a exposição coletiva do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (Nefa). Cada autor participante propõe, a partir da pesquisa e do processo poético, construir fotografias abordando pequenas narrativas que não almejam compor uma unidade de discurso. “Na produção fotográfica contemporânea coexistem a pesquisa técnica, a apropriação, o acaso, a utilização de recursos convencionais e a invenção de novas possibilidades de uso”, explica Marcelo Fernandes.

A programação completa do 6º BC Foto Festival pode ser conferida em www.bcfotofestival.com.br

AGENDA

6º BC Foto Festival

Data: 17 a 20 de agosto

Local: Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) de Balneário Camboriú, Bloco 7, na Quinta Avenida, 1100, bairro dos Municípios

Horário: Sempre a partir das 14h

Programação: www.bcfotofestival.com.br